Celular Seguro agora funciona mesmo sem app instalado no aparelho

Serviço pode ser acionado por outro dispositivo em até 15 dias após perda ou roubo

Celular Seguro agora funciona mesmo sem app instalado no aparelho
Imagem com a logo oficial do programa Celular Seguro sobre fundo neutro, representando o serviço do governo federal voltado ao bloqueio e recuperação de celulares perdidos ou roubados. (Reprodução TecMod+)
  • O Celular Seguro agora pode ser usado mesmo sem o app instalado no celular perdido.
  • O registro pode ser feito por outro dispositivo em até 15 dias após o roubo ou extravio.
  • Não é mais obrigatório informar o IMEI para bloquear o aparelho e a linha.
  • O serviço ajuda a proteger dados, bloquear apps financeiros e evitar a compra de celulares roubados.

O programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, passou por uma atualização importante. Agora, não é mais obrigatório ter o aplicativo instalado no celular para usar o serviço em caso de perda, furto ou roubo.

Com a mudança, qualquer pessoa pode registrar a ocorrência usando outro celular, computador ou tablet, mesmo que nunca tenha feito cadastro prévio no sistema.

O que muda na prática

Agora é possível registrar a perda ou roubo do aparelho em até 15 dias após o ocorrido, informando dados básicos como data, horário e número da linha telefônica.

Também não é mais necessário informar o IMEI no momento do registro. O sistema permite bloquear a linha telefônica, aplicativos financeiros e incluir o aparelho na lista de celulares roubados ou perdidos.

Além disso, o usuário pode ativar o modo recuperação, que limita o uso do aparelho para proteger dados e contas importantes.

Como acessar o serviço

O registro pode ser feito pelo aplicativo ou pelo site do Celular Seguro, mesmo em um dispositivo que não seja do próprio usuário. Basta escolher a opção de registro sem cadastro e preencher as informações solicitadas.

Lançado em 2023, o Celular Seguro já soma milhões de usuários e atua em conjunto com as polícias estaduais, ajudando na recuperação de aparelhos e evitando a compra de celulares roubados.

Compartilhe este post

Fique por dentro do mundo Tech

Receba as últimas novidades, tutoriais exclusivos e análises de gadgets diretamente na sua caixa de entrada. Sem spam, apenas conteúdo de qualidade.

Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Comentários

Carregando comentários...